Eu olho para minha sala meio bagunçada e tento prever um dia quando poderei organizar alguma coisa. Minha cozinha também está meio suja e com alguns pratos pra lavar, mas sigo ignorando. Dia desses tive a pequena vitória de ter conseguido arrumar o quarto de estudos. Eu sei que uma casa arrumada ajuda a organizar as ideias na cabeça, mas, olha, com dois empregos, uma dissertação pra terminar e cachorros pra cuidar, eu nem estou exigindo muito nesse aspecto não. De vez em quando pego uma sacola e jogo umas coisas fora, levo uns trecos de volta para suas caixas e está bom demais.

Já tive a minha primeira gripe do ano e estou completamente rouca. As pessoas vêm me perguntar se estou bem de saúde, mas claramente não estou. Quem convive comigo sabe a quantidade de vezes que fiquei rouca ano passado, inclusive no dia do meu aniversário. É muita coisa pra fazer e não tem sido fácil. Ninguém, porém, se oferece para ajudar.


Dia desses estava assistindo à série Modern Love na Amazon prime e, em um dos episódios, a personagem possui transtorno bipolar. Por conta disso, não consegue ficar muito tempo no mesmo emprego, nem se relaciona muito bem com as pessoas. Em seu último emprego, uma colega mais próxima, sabendo de sua demissão, a chama para tomar um café. Sensível, esta colega pergunta se está tudo bem e a personagem bipolar acaba revelando o transtorno. Achei incrível a maneira como a colega oferece ajuda e, principalmente, não o faz por pena, mas por genuinamente querer a amizade dela. Eu chorei este episódio inteiro.

Não tenho transtorno bipolar, mas possuo outras condições que me fazem ter dificuldade de me relacionar com as pessoas, de sair de casa sem medo, e de realizar coisas "banais". Também tenho uma pessoa que, assim como a amiga da série, ficou do meu lado nos meus piores e melhores momentos e está comigo até hoje. Sou muito grata por esta pessoa em minha vida.

Por isso, quero dizer que converse com as pessoas com quem você quer ter uma amizade. Se puder, se mostre disposto a ajudar ou a pedir ajuda. Não é fácil, eu bem sei disso, mas é um começo. A vida da personagem bipolar se tornou bem mais leve depois da amizade e, mesmo com essa visão mais romântica, é possível trazer esta leveza para a nossa vida também. Seja ajudando ou sendo ajudado.

2 Comentários

  1. Sabe aquele texto simples e que diz tudo (e que te faz chorar)? Esse post é tudo isso e mais um pouco! Não tenho transtorno bipolar, mas tenho ansiedade (aquela acima do normal) e estou passando por uma fase bem tensa no quesito vida profissional. Daí ler tudo isso me emocionou! Trabalhar é muito bom, mas a gente tem que tentar equilibrar mesmo. Têm fases e fases, né? E espero que tudo fique bem com você e que consiga encontrar um equilíbrio, na medida do possível, sem se cobrar tanto. Não é fácil, mas é possível trazer uma leveza para a vida real. ♥

    Beijos, Carol
    www.pequenajornalista.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carol,
      Espero que consigamos superar a ansiedade, não é mesmo tarefa fácil. Felizmente, tenho visto muita gente falando mais abertamente sobre isso nas redes sociais e realmente ajuda. Vai passar :)
      Beijo

      Excluir

Leave a comment