Como é que você sabe que está vivendo os melhores anos da sua vida, no momento em que os está vivendo? De repente você se pega pensando nas pessoas que convivia, nas conversas animadas que tinham todos os dias, nos cafezinhos que tomavam juntos. Mesmo quando surgia alguma dificuldade, sabíamos que era passageiro e conseguíamos dar boas risadas depois. Não havia ninguém que destoava do grupo, a única fofoca era sobre as celebridades inatingíveis e havia até consenso na hora de escolher o filme pra assistir quando sobrava um tempinho na hora do almoço.

Ou será também que esses "melhores anos" também eram igualmente sofridos quanto o presente, mas, agora que estamos vivendo tempos confusos, todo o passado parece perfeito?

Às vezes eu não sei se gosto de ter adquirido experiência de vida, ter visto já algumas coisas que não tem como desver, ter passado por coisas que dá cansaço só de lembrar. Tudo parecia tão simples no início da experiência, quando cada momento é uma novidade tão grande que seu cérebro simplesmente ignora algumas situações que, hoje, seriam inaceitáveis.

Parece que estou num momento de conflito interno. Acredito que estamos vivendo para sofrer e expiar o mal que talvez tenhamos feito no passado. Ao mesmo tempo, também quero pensar que há como aliviar este sofrimento diário ao focarmos nas pequenas coisas felizes que acontecem todos os dias. Nossa tendência talvez seja em dar mais atenção ao sofrimento do que à alegria. Ficamos remoendo aquela situação chata que aconteceu ou o mal que alguém nos fez, pensamos em motivos, em vingança, em consequências. E, justamente por estarmos tão preocupados com isso, não damos a devida importância aos momentos do dia em que passamos com nossos amores (humanos ou animais), a um elogio que alguém nos faz, a uma gentileza que alguém nos presta.

Uma pessoa ridícula hoje na internet disse que a mulher deve ser movida pelo sofrimento. Em parte, eu acho que os seres humanos são movidos pelo sofrimento mesmo - tantos artistas fizeram suas obras mais bonitas em momentos de agonia mental. Porém, devemos sempre buscar a paz, mesmo em momentos difíceis. A paz interior é o que vai nos dar forças para continuar enfrentando os sofrimentos e aprendendo com eles, dando-lhes a devida importância. Nem mais, para não perdermos nossa saúde, nem menos, para não esquecermos que sempre temos algo a aprender. A paz também pode produzir coisas lindas.

Você está sofrendo ou está em paz neste momento?

Não vejo como é possível responder a essa pergunta. Estou sofrendo quando lembro dele (do sofrimento), ou no momento em que vivo a coisa que me faz sofrer. Mas eu posso escolher estar em paz, talvez eu possa, se eu treinar bem minha mente.

0 Comentários