Sabia que, mais cedo ou mais tarde isso iria acontecer. Seria obrigada a trabalhar doente. E então você me pergunta: mas por que você não falta? E eu tenho uma resposta na ponta da língua, que não agrada a todos. Porque é complicado. Eu sou complicada, dar aula a alunos pagantes é complicado.

Primeiro teria que encontrar alguém para me substituir, ou seja, a coisa mais difícil nos dias de hoje. Não há professor sobrando no mercado. Segundo, teria que pagar, caro. Não vale a pena e são três aulas. Terceiro, eu teria que trabalhar de qualquer jeito, já que, pela norma, temos de entregar a aula pronta ao substituto. Quarto e mais importante, não estou doente o suficiente para ir ao hospital pegar atestado. O médico vai rir da minha cara e dizer pra tomar um tylenol e trabalhar.

Sei que é clichê reclamar do salário, mas veja só, quem paga aos professores não é professor. As pessoas em geral acham que nosso trabalho é apenas chegar naquela hora marcada, dar aula e ir para casa dormir. Pois estão todos enganados. Ser professor exige muito preparo, planejamento, saber exatamente o que fazer e falar. Se você tem dois grupos do mesmo nível, pode ter certeza que as aulas serão completamente diferentes, pois os alunos são diferentes. Quer dizer, leva muito tempo pensar nas atividades certas para cada tipo de aluno. Ainda temos diversas outras obrigações que não levam em conta quando se vai pagar a hora-aula. Por exemplo, elaboramos provas, temos que entrar em contato com os pais, preparamos as aulas e os materiais necessários. Leva muito tempo, um tempo muito além da hora-aula.

Estou muito reclamona ultimamente, mas é assim mesmo. Apesar de tudo, adoro estar em sala de aula e preparar as aulas pode ser até divertido. Prever a reação dos alunos a determinada atividade é a parte mais legal. Todo profissional tem suas injustiças, não é mesmo?! É por isso que deveria ter seguido as palavras do meu irmão, "quando crecer, quero ser dono". O dono faz os próprios horários, o dono manda. Porém, ainda estou na fase de ser mandada e não sei se quero ser dona.

11 Comentários

  1. Eu sei perfeitamente o que é isso. Sou professora e entendo cada palavra que vc colocou aí. Também já fui trabalhar péssima. E apesar de tudo também sou apaixonada pelo que faço. Acho uma profissão gratificante.

    Melhoras pra vc!

    PS: Estou seguindo vc no twitter...

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. É isso aí, força na peruca...
    Boa sorte e melhoras...

    beijoo

    ResponderExcluir
  3. Hahahah posso considerar que tu foi minha professora de blogs... e vê como deu certo!? Parabéns, viu!! Heheheheheh...e quanto à idéia de congelar no frio tocando e dançando em frente das lojas pra ganhar dinheiro, quem mais topa sou eu!! Hahahah

    ResponderExcluir
  4. Não tem nada pior que trabalhar doente. Quer dizer, tem sim, mas trabalhar doente é uma das piores coisas que existe. Melhoras, viu?


    Camila F.

    ResponderExcluir
  5. Já tive uma leve experiência como professora e tenho uma breve noção do que você falou. Mas não adianta né, quando a gente para pra pensar nisso é que vemos o quão realmente gostamos do que fazemos, o quanto nos importamos. Caso contrário você daria um jeito e ficaria descansando. Mas é sempre mais que nós, somos todos nós, são todos eles. Além do empenho pra se conseguir uma "folga" também pensamos se alguém realmente bom vai cuidar dos nossos "filhos" :)

    Ok, falei de mais. Melhoras aí :)

    ResponderExcluir
  6. Eu muito chato msm fazer qualquer coisa (principalmente trabalhar) doente!
    Melhoras...
    E obrigada pelo comentário lá no blog, adorei a sua visita!
    Kiss

    ResponderExcluir
  7. Coragem assumir uma profissão tão bonita. Não sei se conseguiria fazer o mesmo... Deve ser divertido, porém, saber que seu conhecimento terá utilidade pra outros. Boa sorte pra você, com certeza vai ficar mais fácil daqui pra frente. ;)

    Estou seguindo. Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Sendo dono também se tem responsabilidades, todo emprego tem suas vantagens e desvantagens
    Vou confessar que só fui ter noção de como prof. trabalhava muito no ano passado - não estou dizendo que achava que trabalhava pouco, mas não sabia que tinha algumas coisas que era o prof. que fazia!!!

    ResponderExcluir
  9. Eu sempre achei sua profissão muito bonita e adoraria ser professora, mas infelizmente sou uma pessoa desprovida de paciência... Melhor deixar isso pra quem tem o dom. Trabalhar doente deve ser mesmo horrível, espero que não me aconteça tão cedo lá no estágio. As pessoas acham que é fácil ser professor, né? Vocês praticamente trabalham em tempo integral! Isso me lembro aqueles que acham que quem apresenta telejornal não faz nada além de decorar umas palavrinhas, hahaha. Beijos e boa sorte :*

    ResponderExcluir
  10. é complicado sim, quando nos preocupamos em fazer as coisas bem. que bom que voce pensa assim!

    melhoras =*

    ResponderExcluir
  11. Mas ser dono também dá trabalho, viu? é ainda mais obrigações, mais responsabilidades... e para culpar alguém, só se culpar você mesmo. E isso é complicado... pelo menos assim, temos em quem dividir a culpa (às vezes, só às vezes, pra poder ter um soninho um pouco mais tranquilo...) rs.
    beijos!

    ResponderExcluir

Leave a comment