O vocabulário de uma criança é limitado e a pronúncia de algumas palavras pode ser muito complicada para elas. Isso, porém, não é um problema, faz parte do desenvolvimento da fala e é muito engraçado. Não se deve corrigir a criança o tempo todo. O bom é deixá-la experimentar as novas palavras e rir bastante das coisas engraçadas que elas terminam inventando.

Sempre existem aquelas criancinhas exibidas, que pintam as unhas, usam a maquiagem da mãe, abusam das bijuterias e saem por aí de óculos escuros. Assim era Aninha. Não tinha vergonha de nada. Carregava um batom na sua bolsinha cor-de-rosa da Hello Kitty. Estava sempre de batom, pulseiras, anéis e colares. Ia assim até para a escola. Os pais e professores achavam a menina super graciosa. A mãe dela sempre tinha o cuidado de não deixar a menina exagerar nos acessórios, mas sempre sair com alguma coisa bonita e adequada à idade.

Um dia Aninha chegou à escolinha cheia de pulseiras coloridas no braço, daquelas de plástico, que se compra em sacos. Como estavam aprendendo as cores, a professora pediu a ela para dizer as cores das pulseiras. A menina disparou a dizer todas as cores: "amalela, azul, vêde, rosa, roxa". De repente, parou. Havia uma pulseira transparente no meio do caminho. E agora? Como boa criança, porém, ela não se deixou abater pelo inesperado. Disparou: "cor de copo". E seguiu em frente com as cores.

A professora, claro, riu bastante - não na frente da menina, lógico - e levou Aninha para dizer as cores das pulseiras a todo mundo. A mãe da menina não aguentou e pediu para ela repetir várias vezes, para os avós, tios, primos, vizinhos. Tudo o que era transparente ela mostrava à filha e perguntava a cor. "Cor de copo", ela respondia com toda a sabedoria de uma criança aprendendo.

14/30

7 Comentários

  1. Caramba... é tu mesma que escreve essas crônicas ???? Muito bom pow!!! De verdade!!! Acho que ja te disse isso, mas parabéns pelo teu blog! Adoro teus textos!! E ri muito quando Aninha parou, pensou e falou "cor de corpo" hahahaha!
    =)

    ResponderExcluir
  2. HAHAHA, essa foi a mais divertida até agora.

    E é bem clássico de pais mostrarem as coisas engraçadas dos filhos. Minhas tias vivem dizendo pros meus priminhos repetiram tal palavra embolada ou então uma frase decorada.

    Beijo.

    ResponderExcluir
  3. Hahahaha ! Cor de copo foi ótimo!
    Adorei seus textos, seu blog é muito bom! Parabéns =) !

    ResponderExcluir
  4. cor de copo! adoreiiiiiii :D

    Adoro suas crônicas flor, sobre o comentário... também acho muito triste os baixos salários dos educadores... e fico muito triste quando vejo notícias sobre agressões e covardia de alunos contra os próprios. =( lástimável.
    beijos
    uma ótima semana pra você.

    ResponderExcluir
  5. HAHAHAHAHA Vou admitir que não gosto dessas criancinhas muito metidinhas, mas adorei a história, bem divertida :)

    :*

    ResponderExcluir
  6. Oie! Adorei seu comentário lá, me fez refletir e ajudou muito :)
    Adivinha? Amei o texto! Impressionante como toda vez que venho aqui vou correndo ler tudo, vendo os posts que perdi e achando uma delícia ler o que você escreve. Conheço muitas Aninhas! Acho que todos deveriam ver a vida pelo menos um pouco, com olhos infantis. Beijinho!

    ResponderExcluir
  7. Gente, fico tão feliz com os comentários de vocês. Obrigada!

    ResponderExcluir

Leave a comment