Hoje vim apenas recomendar um livro. "Sobre os ossos dos mortos" de Olga Tokarczuk é uma leitura extremamente sensível que trata de tema atuais, principalmente do cuidado com a natureza. A protagonista é a Sra. Dusheiko, uma idosa que vive nas montanhas cuidando de algumas casas. Quando um de seus vizinhos morre de uma maneira estranha, ela decide - do jeito dela - ajudar a polícia a investigar o crime. Ela é uma personagem extremamente complexa e toda a narrativa construída em volta dela se encaixa perfeitamente até o final do livro.

O que mais me chamou a atenção foi quando ela fala sobre si mesma. Adepta da leitura de mapa astral e estudiosa de astrologia, a Sra. Dusheiko sempre soube que sua vida não seria extraordinária. Ela viveria discretamente sem ter reconhecimento algum e atingindo objetivos muito abaixo de seu verdadeiro potencial. Para falar a verdade, foi nesta parte em que me identifiquei com a protagonista. Tenho a mais absoluta certeza de estar fazendo apenas o mínimo e, antigamente, costumava me cobrar por isso, mas hoje não ligo mais. A única coisa que espero desta encarnação é que ela não tenha sido um completo desperdício.

Enfim, este livro ganhou o prêmio Nobel de literatura em 2018 e recentemente foi traduzido para o português. É uma obra para se ler em poucos dias, envolvente e que faz refletir. Foi minha primeira leitura em 2021 e creio que tenha sido a escolha perfeita para começar o ano. Porém, como disse, estou vivendo abaixo do meu potencial e só agora resolvi escrever sobre ela.

0 Comentários