Está chegando ao fim o desafio do NaNoWriMo (National Novel Writing Month) e aparentemente eu consegui atingir o objetivo de escrever 50,000 palavras em um mês. Somente isso mesmo.


Porém, outro objetivo este mês era terminar minha dissertação e neste eu falhei miseravelmente. Já se vão quase três anos e eu não aguento mais tentar tirar de mim algo que não sei. Enquanto um dos lados do "confronto" de teorias que propus no tema já fluiu e está basicamente concluído, o outro lado representou um desafio maior do que poderia suportar. Está doendo na minha alma escrever esta parte simplesmente porque não sinto que tenha conhecimento suficiente para tanto. Também não consigo "escrever qualquer coisa só para me livrar" porque nem que eu conseguisse, eu simplesmente não sei nem por onde começar. Estou dando meu último suspiro agora, depois de ter passado esses meses todos tentando e falhando.

Atribuo meu insucesso em conseguir terminar a dissertação neste mês aos altos e baixos pelos quais passei. Novembro sempre foi um mês complicado pra mim, muitos prazos do meu trabalho de professora caem no final do mês, e tem o meu aniversário que eu vejo como motivo de stress mais do que de comemoração. O ano como um todo vem sendo extremamente penoso e os dias de trabalho parecem longos e exaustivos, e os dias de descanso terminam rapidamente. Tive um pouco de alívio agora no final graças a uma pessoa querida que gentilmente se propôs a me ajudar que me deu uma boa notícia - apesar de que só vou acreditar quando passar certo prazo, pois a vida me fez desconfiada.

Tentando ver o lado positivo disso tudo, consegui voltar a escrever quase todos os dias - exceto quando estava muito exausta - um hábito que vinha tentando retomar há certo tempo. Sinto que, ao ter um objetivo numérico a atingir, as palavras precisam sair, muitas coisas indesejadas surgem, e também a qualidade diminui um pouco. O tempo de revisão e reflexão, por conta disso, é quase inexistente - escrevo o que sair e clico em postar quando terminar, só tendo tempo de reler apenas uma vez. Apesar disso, postei quase tudo o que escrevi, somente quando achei que algo estava pessoal demais e, portanto, desnecessário de ser postado para qualquer um ver. E deixei uma história inacabada, pois estava ridícula demais.

No momento, estou com uma dor no pescoço que pode ser mau jeito ou pode ser tensão. Acredito mais na segunda possibilidade por conta do aperto nos prazos e do meu crescente desespero. Meus cachorros e meu humano estão dormindo há algumas horas já e eu ainda não consegui me arrumar para dormir porque estou insistindo em terminar um capítulo da dissertação. O desfecho eu já sei: não vou terminar porque ainda falta muito.

Olhando para trás, acho que me expus muito este mês ao escrever algumas coisas aqui. Não vou apagar porque o limbo da internet vai dar conta de deixar tudo cair no esquecimento. Não pretendo parar de escrever no blog. Foi uma coisa boa colocar em palavras algumas coisas que estavam me incomodando, mesmo através de metáforas ridículas ou de historinhas vergonhosas. Em 2020, vou tentar planejar alguma coisa com mais antecedência já que não terei mais dissertação pra terminar.

0 Comentários