Estava vendo um vídeo de uma youtuber respondendo perguntas dos fãs - sim, eu sei, não me julgue, descobri vídeos de gameplay este ano e já estou obcecada - e perguntaram o que ela gosta de fazer quando está se sentindo meio pra baixo. Ela disse que gostava de colocar uma música e fazer algo que ela gosta em casa, ou conversar com os amigos. E aí eu fiquei me perguntando o que eu gosto de fazer quando estou meio pra baixo. Porque ultimamente tenho estado praticamente todos os dias pra baixo, e terminei esquecendo das coisas que gosto de fazer.

Não digo entrar na internet, ver uns vídeos engraçados no twitter, rir dos memes do dia, jogar uma partida de um jogo qualquer. Essas coisas a gente faz tanto e tantas vezes no dia, que parecem mais uma válvula de escape pra quando você está numa sala cheia de pessoas e não quer falar com ninguém. Além disso, usar o celular parece mais uma obrigação social do que realmente algo que você gosta de fazer mesmo, genuinamente. Se é algo que todo mundo faz, não é algo que vai te tirar de um dia pra baixo.

E o que eu gosto mesmo de fazer? Por mais que me esforce, não consigo lembrar.

Escrever, talvez. Mas hoje me parece mais uma necessidade do que realmente algo que vá me alegrar. Gosto de ver as palavras fazendo sentido na tela do computador, mas não sei se é algo que me bote pra cima. Eu gosto de brincar com meus cachorros também, apesar deles cansarem rapidamente. Também gosto quando eles deitam no meu colo, fico feliz e paralisada ao mesmo tempo pois não quero que eles saiam. Ver série ou algum filme me distrai bastante e por isso sempre procuro alguma comédia ou romance, não preciso de nada mais pesado do que minha própria existência. Tinha uma época em que eu gostava bastante de fazer bullet journal, mas, por algum motivo, perdi a vontade. Tem épocas também que leio mais livros, depois paro um pouco, volto novamente, enfim. Minha ginástica me anima também, mesmo tendo diminuído o ritmo ultimamente por conta de gripes, dor de dente, sinusite, entre outros motivos ridículos. Botar água nas minhas plantas e plantar uma mudinha nova foi algo que descobri que gostava de fazer, mas nunca mais plantei nada.

Não consigo mais pensar. Estou tão cansada que sinto uma dor nas minhas pernas e nos meus pés me puxando pra baixo. A famosa "dor cansada". Passou um feriado e não pude descansar. Tive que viajar, o pneu do carro furou no caminho, dormi numa cama que mais parecia um tapete de ginástica, não consegui nem socializar com as visitas direito, não tirei nenhuma foto da praia e parecia que estava cercada de gente nas 48 horas em que ficamos na casa de praia. Meu cansaço jorrando da minha mente agora. E o tempo todo eu só conseguia pensar nas coisas que tinha que fazer e não podia, pois a casa cheia de gente com chances nulas de concentração.

Quando vou escrevendo essas coisas, o aperto no peito vai aumentando. Só de lembrar o tempo que falta para o ano acabar e a quantidade de coisas que eu tenho pra fazer, vai dando um desespero. Eu sei que consigo, mas só queria que as pessoas à minha volta tornassem as coisas mais fáceis, e não duzentas vezes mais complicadas. No fim das contas, cada um só está tentando resolver a própria vida e esquece da existência da vida do outro. Não tem sido fácil perceber o quão egoístas as pessoas são.

Estou tentando pensar num jeito de terminar este texto de uma forma mais positiva. Eu sei que vou conseguir cumprir com minhas obrigações. Normalmente consigo, não é nenhum mistério o que preciso fazer desta vez. O problema é que sempre volto a cair nos mesmos erros, num ciclo infinito de cansaço que está acabando com minha saúde física e mental. Espero lembrar do que estou passando agora na hora de tomar as decisões importantes sobre o ano que vem. Não vale a pena o esgotamento que estou sentindo agora, pelo retorno (dinheiro? bens materiais?) que terei quando terminar essas atividades.

0 Comentários