Ainda agora estava lendo um artigo de uma moça chamado "The Art of Complaining: Could We Use a Break?" (em tradução livre, A arte de reclamar: poderíamos dar um tempo?) onde ela menciona um movimento em que as pessoas devem ficar 21 dias sem reclamar. Eu, sinceramente, gostaria de conhecer uma pessoa que conseguisse tal proeza. É preciso muita força de vontade, até mesmo uma certa grandeza de espírito, para não reclamar de nada durante todo esse tempo.
Eu reclamo o tempo todo - deve ser por isso que minha própria mãe me chama de chata - de qualquer coisa que me incomode. Desde um carro fechando o cruzamento, a uma pessoa esquecida de algo que me prometeu. Apenas tento trabalhar o nível de reclamações quando entro em sala de aula, preciso sempre encontrar maneiras de reclamar com meus alunos sem eles sentirem que estou realmente reclamando. Pode soar estranho, mas funciona melhor você pedir ao aluno para cooperar, do que reclamar que ele está se levantando o tempo todo e isso está atrapalhando sua aula.
No final do artigo, a autora diz que, obviamente, o segredo é a moderação. Ninguém pode viver sem reclamar, afinal, nenhuma vida é perfeita. Porém, a pessoa pode mesmo tentar viver sem reclamar tanto. Eu vou um pouco além disso, tenho certeza que, se todo mundo fizesse seu trabalho, suas coisas, sua parte direito, poderíamos evitar boa parte das reclamações.

0 Comentários