Sou fã, sempre fui. Lembro de quando pedi a meu pai para comprar o primeiro livro. "Pai, é um livro legal, ouvi dizer que é bom". Ainda bem que ele nunca me negou livro, comprava qualquer um que eu pedia. Tinha uns 11 anos, mesma idade de Harry quando descobriu que era bruxo. Devorei o primeiro. A cada página ia formando os cenários na minha cabeça, e me sentia uma aluna de Hogwarts. Quando meu pai chegou na casa de praia com o segundo livro embrulhado, lembro de ter saído correndo feito louca para mostrar a uma amiga, com quem dividia os comentários sobre as aventuras. Li o terceiro em poucos dias. Os outros livros foram demorando a lançar, mas esperava ansiosamente por cada um. Quando li o último, tinha 20 anos. Cresci com Harry Potter.

Um belo dia anunciaram que iam fazer filmes e milhões de coisas se passaram pela minha cabeça. Será que vou querer ver? Será que vai mudar tudo o que eu tinha formado na minha cabeça nas leituras? Será que vai ser tudo como imaginei? Será que dá tempo de eu nascer de novo e fazer o papel de Hermione? Vi o primeiro filme e realmente achei algumas coisas um pouco diferentes do que tinha imaginado, mas nada mudou na minha cabeça sobre o universo que já havia criado. Uma cena que ficou igual à minha imaginação foi quando os tios levam Harry escondido para uma casa no meio do mar.

A cada lançamento, o nervosismo aumentava sobre o que ia acontecer no último livro. Lembro de ter encomendado o meu com semanas de antecedência e ainda ganhei uma camisa de brinde. Depois de ler o final de toda história, só restava o consolo de esperar lançarem todos os filmes. Achei ótimo quando dividiram o último em dois, pois a história foi melhor contada e tivemos uma estreia extra para ir. Cada vez que via o trailer deste último filme, sentia arrepios. É estranho saber que é o último, que não vai ter mais.

J K Rowling criou um universo tão encantador, espetacular, que fez cada pessoa que lesse querer fazer parte daquilo tudo. Quem nunca quis colocar o chapéu seletor na cabeça e descobrir a sua casa de bruxo? Quem nunca quis comprar todo o carrinho de doces do Expresso Hogwarts? Quem nunca quis ir na loja do Olivandras e comprar sua varinha? Isso, e mais um monte de coisas que essa mulher brilhante conseguiu construir através das palavras.

Além disso, as lições que existem por trás de cada personagem são inspiradoras. Por exemplo, Neville nos ensinou a enfrentar os medos e ter coragem. Luna nos ensinou que algumas pessoas são esquisitas, mas nem por isso se deve deixar de ouvi-las. Ron mostrou que todo mundo precisa de um amigo, mesmo dos mais desajeitados. Hermione mostrou que você pode ser nerd e legal ao mesmo tempo. Draco ensinou que é nunca é tarde para reconhecer seus erros. Snape nos ensinou que não se deve julgar uma pessoa antes de realmente conhece-la. Molly Weasley mostrou o lado das mães protetoras. Fred e Jorge sempre lembram de, apesar dos tempos tristes, sempre há lugar para diversão. Sirius mostrou que sempre se deve ser leal aos amigos. Com Voldemort aprendemos a ver que existem pessoas preconceituosas no mundo, que a maldade existe e a busca pelo poder não é uma coisa boa. E, finalmente, Harry Potter, nos ensinou a ter coragem e fazer o que deve ser feito.

O último filme foi cheio de momentos épicos. A cada cena a plateia tinha uma reação. Aplausos, gritos, risadas. Foi perfeito. Todos os atores pareciam saber da importância daquilo que estavam fazendo para todos os fãs do mundo inteiro. Eles conseguiram trazer para a realidade tudo aquilo que estava na nossa imaginação. Sempre vou achar que os livros não se comparam aos filmes. Porém, cada um é especial a sua maneira. E são inesquecíveis. Terão um lugar especial no meu coração para sempre.

7 Comentários

  1. Esse teu post resume o sentimento de uma pessoa que acompanhou toda a história de Harry (com o perdão da intimidade. Mas leitor é assim mesmo, né?).

    Muito bom, Uaba.
    Posso dizer que me emocionei?

    ResponderExcluir
  2. Caramba, se eu não conhecesse a história nem soubesse do que se trata ia sentir uma louca vontade de me perder nesse mundo depois de ler o seu post.

    Bom, não cresci com o filme e nem tive o prazer de ler os livros, ainda, mas a minha overdose de filmes já foi suficiente pra ficar sem reação ao saber que tudo isso acabou.

    Senti uma necessidade enorme de ler os livros agora. Só pra ter a leve sensação de passar por isso tudo de novo.

    ResponderExcluir
  3. Post lindo! Harry é para sempre, não tem jeito. Adorei que você escreveu sobre o que aprendemos com cada personagem. É realmente assim (:
    Beijo

    ResponderExcluir
  4. Eu nem consigo comentar sobre...eu cresci com HP. Eu devorei os livros, eu enfrentei filas imensas em estreias e fiquei horas na internet caçando informações enquanto esperava pelo próximo livro (entre o quarto e o quinto levou aaaaaaaaaaaaanos).
    Ontem eu fui na pre-estreia. 00h às 2h. E agora sinto uma especie de vazio. Eu li o primeiro livro aos 11 e o último aos 17 anos, entende? E enquanto leio o seu post (e comento), vejo na Warner a reprise de HP e a Câmara Secreta!

    ResponderExcluir
  5. Nossa, vi muitas blogueiras postando sobre o mesmo assunto. Eu não tinha me dado conta ainda, do quanto as pessoas curtem. Eu não gosto e não ligo...mas tenho visto as pessoas com dor no coração por ser o último, rs.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Nunca fui uma fã ávida de Harry Potter, mas também nunca "não gostei". Li muitos artigos sobre o que Harry Potter significa na vida das pessoas e me emocionei com muitos deles, ficando até um pouco triste junto. A autora realmente é maravilhosa e a história muito cativante, não há como negar.

    ResponderExcluir
  7. Ah, meldeus, me diz que foi por causa da TPM que meus olhos estão marejados com seu post!
    Mas pra quê fingir, né? Eu também cresci com Harry Potter e, pra mim, ver a saga acabar é como dar adeus de vez à infância. POR QUE TEVE QUE ACABAR? POR QUE?

    Ainda não vi o filme, verei hoje, em 3D. Aguardemos o chororô, hahaha.



    Beijinhos!


    PS: ADOREI O GIF DO COMEÇO DO POST!

    ResponderExcluir

Leave a comment