.O que importa nessa vida? O que precisamos ter? Quem deveremos ser?

Essas e outras perguntas, para muita gente, são baboseiras completas. Outras pessoas simplesmente ignoram o fato de estarmos vivendo com algum objetivo. São vegetais, vivem um dia apenas para chegar ao próximo, e assim, até o fim. Me refiro, claro, ao povão. Àquela massa de gente que não se importa, que se tranca no seu mundo de novelas, romances, roupas e dinheiro.

E, para quem acha que tem um objetivo, devo logo avisar: se você pensa em ser rico, morar em outro país, ser um grande advogado, ou ter uma família bonita, esqueça. Essas coisas não são objetivos, são desejos.

Desejo é, em filosofia, "uma tensão em direção a um fim considerado pela pessoa que deseja como uma fonte de satisfação". Objetivo "diz respeito a um fim que se quer atingir. É o cume de uma busca, é quando você tem em mente onde e quando quer chegar".

Aí está a diferença. Aquelas coisas, você só quer para ter satisfação, para mostrar que pode. Seu desejo pode ser o mais maluco possível. Porém, o objetivo vai além da simples vontade de aparecer por um feito. Seu objetivo pode ter a ver com bens materiais ou imateriais, não importa. Entretanto, você deve ter em mente a relação espaço x tempo que envolvem os objetivos. E é justamente aí onde o povão se confunde.

Sou pobre, ganho um salário mínimo e sonho em ter casa própria e um carro: desejo. Quero ser artista de novela, mas sou feia, moro no interior do Ceará e passo o dia inteiro vendo televisão: desejo. Tenho trinta anos, sou solteira, vivo na balada, dou para todo mundo, e quero ser mãe de família: desejo.

Estou fazendo faculdade e quero me formar: objetivo. Trabalho bastante, guardo dinheiro todo mês e, até 2014 quero ser rico: objetivo. Tenho 27 anos, namoro há três anos e quero me casar daqui a dois anos: objetivo.

O engraçado disso tudo é que a grande maioria dos desejos e objetivos das pessoas envolvem ter alguma coisa. Ninguém pensa que, na verdade, o único objetivo da vida de todo mundo deve ser se tornar uma pessoa melhor, ser generoso, espalhar boas mensagens, viver para crescer espiritualmente e mentalmente. Na hora de traçar objetivos, as pessoas levam em conta os desejos. E, assim, todos esquecem do que acontece quando você morre: sua alma vai com você, mas seu carro e seu dinheiro ficam na terra apodrecendo com seu corpo. E o pior é que deus sempre dá a chance de você voltar e tentar crescer novemente, estabelecer objetivos melhores.

E aonde você chegará com isso, com a "perda de tempo" de tentar ser bondoso e generoso? A resposta não é fácil. Garanto, porém, que será num lugar bem melhor que as pessoas dos desejos.

5 Comentários

  1. Tô passando agora mesmo por esse momento: definir objetivos. O que eu sou, o que eu faço, pra onde quero ir, por onde quero passar. A verdade é que a gente fica pensando nessas coisas como se tivesse lá na frente, mas tem coisas que dá pra fazer já. Amei o post, lindo! :)

    ResponderExcluir
  2. Temos o que merecemos na medida dos esforços que fazemos. Somos quem devemos devemos ser ou tentamos ser. A questão é tentar melhorar a cada dia se não estivermos satisfeitos com resultados e respostas que essa vida nos dar.

    ResponderExcluir
  3. Vou te contar que eu sofro demais com isso: não conto nos dedos quantas vezes eu já confundi desejo com objetivo e acabei me ferrando bonito com isso. Acho que é tudo questão de perspectiva; com o tempo você vai aprendendo a ver as coisas como realmente são e começa a definir as prioridades na sua vida :) Además, adorei o texto, me rendeu uma alta reflexão - o que me faz ter que ir estudar nessa exato momento, porque terminar as faculdades: objetivos. hihi

    Também andei meio ausente dos blogs, muito o que estudar. Mas passo aqui sempre que der :)

    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Adorei ler por aqui a diferença entre desejo e objetivo! As pessoas confundem muito, né?

    ResponderExcluir
  5. definir objetivos. faz muita diferença mesmo.

    gostei do texto x3 o desihn novo do blog ficou tão fofinho tmb *-*

    ResponderExcluir

Leave a comment