Estou aqui, sentada na cadeira dura e anatomicamente incorreta da sala de aula. Tento entender o que a professora está lendo em voz alta para a turma, mas não consigo. Ela tinha poucas cópias, não consegui uma, as pessoas dessa sala são ferozes por xerox, avançam nelas sem piedade. Como meu aprendizado só acontece visualmente, quando escuto apenas, sem ler, as palavras não se juntam na minha cabeça para formar algo com sentido.

Acabo de desisitir de entender o assunto. Fecho os olhos, apóio a testa na mão, pressiono o cotovelo contra a mesa. Melhor fingir que estou prestando atenção enquanto posso cochilar ou pensar na vida. Hoje é sexta, ainda trabalho no sábado, preciso estar inteira. Não sei nem no que pensar, acho que estou cansada demais para isso. Bom, pelo menos não estou com fome.

A professora termina de ler. Preciso sair da minha pose filosófica para realmente dar a entender que estava ouvindo alguma coisa. Pego o celular e vejo a hora, ainda são sete e trinta e cinco da noite, vinte e cinco minutos para terminar e mais uma aula até às nove e meia. Tá certo. Melhor arrumar o que fazer para passar o tempo mais rapidamente.

Porém, a situação piora. É a vez de um grupo apresentar um trabalho. Aí é que não consigo entender nada mesmo, sou péssima quando se trata de ouvir pessoas como eu falarem. Além das meninas do grupo estarem nervosas, uma delas era fanha, ou seja... Resolvo continuar meu tradicional desenho da última folha do caderno - ótima alternativa para passar o tempo e às vezes esqueço de sua existência.

Mais uma apresentação. Desta vez de um rapaz sozinho. Como ele não vai ler nada, nem é fanho, vou tentar anotar alguma coisa que ele está falando.

Oba, passou até rápido. Hora da chamada. Como é, professora? Não vai fazer chamada? Sacanagem, viu?! Devia ter avisado no começo da aula, que eu tinha ido embora. Tá, mentira, tinha ido não. Nunca fujo de aulas, só quando estou realmente doente, ou com muita preguiça de sair de casa. Se já estiver na universidade, nem ligo, assisto a aulas, palestras inúteis, qualquer coisa.

E lá vou eu para mais outra aula. Até mais tarde.

4 Comentários

  1. Eu me sinto assim nas aulas de Fundamentos da Análise Sociológica (já deu pra sacar o nível só pelo nome da disciplina, né?). E de vez em quando em todo o resto - menos na aula de rádio, é claro.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Nossa, isso me lembrou váááárias situações na minha faculdade. Dureza!

    ResponderExcluir
  3. Eu tbm não consigo entender nada ouvindo alguém lê, mas vou ótima pra resumir textos, leio rapidinho... uma gostosura. Saudades do tempo da facul... eu nunca sabia a hora que as primeiras aulas acabavam, mas torcia pra q passassem logo. Ah, eu matava mta aula... ahsiduhasiudhas. Bejim.

    ResponderExcluir
  4. O que me diz de aulas no sábado de manhã cedo quando na sexta-feira você curtiu uma festa da-que-las? Acontece comigo pelo menos de 15 em 15 dias.

    ResponderExcluir

Leave a comment