Muita gente me diz que tenho talento para desenhar. Eu não acredito, pois a maioria dos meus desenhos são cópias de outros, releituras, aumentos de miniaturas. Tenho momentos de criação, mas nunca gosto deles. E também não vivo desenhando, gosto mais de escrever, é até mais prático.

Uma vez, na quarta série, fui escolhida para fazer o estandarte representante da minha turma no bloco do colégio para o Carnaval. Quem quisesse participar tinha que fazer uma miniatura. A classe votou e o meu foi escolhido. Era um desenho que eu tinha reproduzido de um livro, um menino numa burrinha.

Um dia antes da festa, a professora de artes me chamou e levou para o atelier para que eu fizesse o desenho em tamanho de estandarte, coisa de um metro e vinte por um metro. Me desesperei. Foi muito fácil copiar o desenho do livro, pintar e decorar, ainda que tenha sido no olhômetro. Aos dez anos nunca tinha feito algo de tamanha proporção. Morri de medo, minhas mãos suavam. Os colegas escolhidos para me ajudarem olhavam para mim, apreensivos. Toda a classe dependia daquele desenho e a responsabilidade era minha.

Foi então que descobri outra coisa. Além de conseguir reproduzir coisas em tamanhos bizarros, também consigo trabalhar bem sob pressão. Uso esse episódio do estandarte para minha vida inteira. Queria ter uma foto do danado.

13/30

6 Comentários

  1. Ai que linda! Queria ter esse talento de pegar histórias do passado e contar desse jeito tão desenvolto e bem arranjado!

    ResponderExcluir
  2. Esse post foi totalmente inspirador!

    Eu lembro de um trabalho que tive na sexta série: tínhamos que fazer um desfile de escola de samba em miniatura. Fiquei todo empolgado, repleto de ideias, mas descobri que só o Ensino Médio é que ficaria com os carros... O Fundamental ficaria com as pessoas. Eu estava na sexta série e tudo desmoronou.

    ):

    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. ahh cara,eu sou igual a você!
    a unica diferença é que eu não trabalho bem sobre pressão e se eu tivesse que desenhar com gente me olhando? nossa! ia sair tudo torto. !
    com certeza!

    ResponderExcluir
  4. Uaba! Pra variar, adorei o post :) Também me dizem que desenho bem e prefiro a escrita. Vem da paixão, né? Fico feliz que esse episódio de pressão tenha servido pra toda a sua vida e que tenha feito com que você aprendesse. Queria fotos de todos esses momentos também, mas alguém nos ensinou que só os momentos felizes merecem fotografias.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Cara, você faz no mínimo mil vezes melhor do que faço: não sei desenhar nem se for copiando direto com a folha em cima do desenho, haha. Poste alguns desenhos pra gente, vaai, todo talento é válido :D
    Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Me lembrei de um estandarte que fiz pra abertura dos jogos na 6ª série. Fui que eu mesma que tive a idéia e executei, junto com minha irmã e minha mãe. Também não tenho fotos. Acho que é porque nessas horas ficamos tão nervosas/ansiosas querendo que tudo dê certo que esquecemos de registrar esses momentos marcantes/especiais...

    ResponderExcluir

Leave a comment